Como se mudar para os EUA?

 

Morar nos Estados Unidos é o sonho de muitos brasileiros. De fato, mais de 40% dos brasileiros que moram no exterior estão em terras norte-americanas, o que representa  mais de 1 milhão de pessoas, conforme dados do Itamaraty. Os motivos para essa escolha são diversos, envolvendo oportunidades de estudo, trabalho, alinhamento cultural e tantos outros. Se você já tomou a decisão, iniciou os trâmites para viabilizá-la e já obteve o visto de residência, mas tem dúvidas sobre como se mudar para os EUA, saiba que é necessário adotar alguns cuidados e seguir procedimentos para que sua mudança ocorra da melhor maneira possível.

Para ajudá-lo a saber mais sobre como se mudar para os EUA, preparamos este artigo. Confira nossas dicas e prepare-se para usufruir de sua nova fase de vida nas terras do Tio Sam. 

5 dicas de como se mudar para os EUA com mais tranquilidade

É preciso planejamento para mudar sem dores de cabeça para os Estados Unidos. Conforme seu tipo de visto e permissões obtidas, será necessário seguir determinadas regras. Mas, de forma geral, entre as ações básicas para organizar sua mudança, podemos destacar:

1. Assegure-se de obter todos os documentos necessários

Existem alguns documentos e formulários obrigatórios que você deve portar para se mudar para os EUA. É aconselhável reunir todos eles e traduzi-los para o inglês antes da viagem. Uma vez em terras norte-americanas, pode ser mais trabalhoso e moroso traduzir os documentos ou eles podem não estar disponíveis nas autoridades locais. Entre os documentos exigidos, estão certidão de nascimento internacional emitida em inglês e registros fiscais. É fundamental consultar a embaixada, seus empregadores ou instituição de ensino para não esquecer-se de nada. 

Além disso, saiba que os EUA exigem que todos que desejam permanecer no país por um longo período de tempo passem por um check-up completo conduzido por um médico aprovado pela embaixada dos EUA. Também há uma lista de vacinas obrigatórias que você deve tomar antes de entrar no país.

2. Saiba mais sobre o mundo do trabalho norte-americano

Você já pode ter viajado outras vezes para os Estados Unidos, porém a experiência de morar e trabalhar lá por um período melhor poderá ser mais desafiadora.

Para ajudar em sua adaptação, será preciso ter um grau de entendimento cultural e laboral diferenciado. Nos EUA, o trabalho é um ponto central de vida, os americanos trabalham muito e valorizam isso. É importante consultar o representante de RH de seu emprego sobre questões como códigos de vestimenta e cultura organizacional da empresa.

3. Se tiver filhos, pesquise bem para escolher uma escola para eles

Ainda no Brasil, é válido pesquisar quais são as opções de escolas disponíveis para matricular seus filhos. Quanto a esse aspecto, é importante saber que, se optar por escola pública, nos EUA, elas aceitam alunos que residem dentro da área determinada pelo zip code – o equivalente ao nosso CEP. Isso quer dizer que será preciso ter compatibilidade entre zip codes para optar por uma escola pública americana. Por esse motivo, há famílias que primeiro buscam a escola para, depois, escolher a comunidade que irão residir lá.

Para ajudar nessa etapa de como se mudar para os EUA, você pode consultar serviços como o Great Schools, que apresenta detalhes sobre as escolas públicas americanas e uma avaliação de sua qualidade.  

4. Não esqueça de oficializar sua saída do Brasil

No momento de planejar como se mudar para os EUA, muitos acabam não lembrando de levar em conta o planejamento tributário. Mas isso poderá, literalmente, custar caro. Isso porque você poderá sofrer dupla tributação sobre o mesmo rendimento. 

Para evitar esse problema, oficialize sua mudança do Brasil por meio da Comunicação de Saída e da Declaração de Saída Definitiva do país.

5. Organize sua mudança com uma empresa especializada

Saber o que pode ou não ser transportado, quais as normas para isso, como garantir que seus pertences cheguem sem avarias – há uma série de cuidados e conhecimentos sobre como se mudar para os EUA sem dores de cabeça com o transporte de seus objetos pessoais.

Por isso, o indicado é contratar uma empresa especializada em mudança internacional. Ela poderá ajudar em todas as etapas, desde a documentação e embalamento de seus itens até a chegada e entrega em sua nova morada.

Para descobrir mais sobre esse serviço e saber como escolher o ideal, confira nosso artigo sobre o que uma transportadora internacional deve oferecer.