Como organizar sua mudança para morar fora?

 

Morar fora é uma oportunidade incrível em termos de desenvolvimento pessoal, profissional, contato com outras culturas, para obter mais qualidade de vida, entre outras coisas. No entanto, para garantir que sua mudança internacional ocorra sem problemas, é importante que você faça um planejamento para que tudo seja feito dentro das normas e prazos determinados. Então, se você está começando a se organizar para morar fora do Brasil, confira as dicas a seguir para uma mudança sem estresse.

1. Faça checklists do que é preciso resolver para morar fora

Pode parecer óbvio ou desnecessário, mas saiba que morar fora demanda uma série de ações prévias e é importante registrar tudo para que nada seja esquecido e inviabilize sua mudança. Há diversos detalhes para serem resolvidos ao longo dos meses de preparação e, sem uma esquematização, é fácil que algo fique para trás. Portanto, crie uma lista de verificação para organizar, registrar e acompanhar todas as tarefas que devem ser resolvidas. A tecnologia pode ser uma grande aliada para isso. O app OneNote, por exemplo, permite a criação de checklists com opção de marcar todos os itens à medida que forem concluídos.

2. Organize seus documentos e traduza o que for necessário

Uma das coisas mais importantes para quem está se organizando para morar fora são os documentos. Dependendo do país para o qual você esteja mudando, será necessário providenciar um número grande de comprovantes – como certidões de nascimento e casamento, registros escolares e médicos, comprovantes do seguro, etc. Para mantê-los organizados, você pode utilizar um fichário para arquivá-los de forma ordenada e identificada. Depois de fazer isso, verifique quais documentos precisarão ser traduzidos para o idioma do novo país antes da data de sua viagem e mudança. Geralmente, entre esses estão registros médicos, vistos e documentos de passaporte e registros escolares.

3. Faça uma seleção do que vai e do que fica entre seus pertences

Em uma mudança internacional, é ainda mais importante fazer uma cuidadosa seleção do que você realmente irá levar. Nessa hora, avalie como é o clima local, que tipo de vestimenta será adequada, se o imóvel já será entregue com alguma mobília, a voltagem para eletroeletrônicos, entre outras coisas. Seja bastante rigoroso, levando apenas o indispensável. O restante pode ser doado, deixado com sua família, vendido ou armazenado em serviço específico.

4. Informe-se sobre a mudança internacional com pets

Se seus animais de estimação forem morar fora com você, certifique-se de checar todas as normas do país de destino. As regras são diferentes para cães e gatos e outros pets conforme as determinações de cada país. Também é importante entrar em contato com a empresa aérea para verificar qualquer restrição ou exigência para o transporte de seu bichinho. Além disso, alguns países exigem imunizações e liberação dentro de um determinado período de tempo antes que seu animal de estimação seja autorizado a entrar no país. Seu pet pode precisar de quarentena dependendo do país para o qual você se mudou. Portanto, é preciso pesquisar tudo isso com antecedência para evitar contratempos.

5. Encontre a empresa de mudança internacional ideal

O recomendado para uma mudança mais tranquila, segura e ágil é contratar uma empresa especializada em mudança internacional. Com isso, você terá todo o apoio para agir conforme as normas de seu novo país, para transportar seus objetos pessoais sem avarias, em embalagens adequadas, e, até mesmo, para o transporte e todas as medidas preventivas exigidas (como vacinação, microchip, testes de sangue, etc.) para seu pet. Por isso, é importante reservar um tempo para pesquisar sobre essas empresas e encontrar um parceiro confiável, eficiente e com credibilidade no mercado, que ofereça um serviço completo voltado a quem quer morar fora sem complicação.

6. Avalie a necessidade de contratação de serviço de armazenagem

Até que você tenha certeza de que sua mudança para o exterior é permanente, há uma chance de que volte para o Brasil e precise mobiliar novamente um local, talvez em curto prazo. Por isso, uma opção para essas situações é alugar um espaço de armazenamento profissional para guardar itens que você não quer levar, mas também não quer se desfazer no momento. E então, pronto para organizar sua mudança para morar fora? Para agilizar esse processo, faça já uma cotação online de sua mudança internacional com a One Moving.