Como mudar com um orçamento apertado

Você conseguiu o emprego que tanto queria. Depois de encarar uma competição ferrenha, trabalhar por muitas horas e dar aquele esforço extra, você finalmente teve a promoção que desejava. O único problema é que o novo emprego requer que você se mude para o Brasil. Dependendo de sua localização, o país pode estar a um oceano de distância e você não sabe se você ou seus pertences têm como fazer a viagem. Você está com medo de mudar com um orçamento apertado e não sabe bem quanto custa para fazer uma mudança internacional.

Mas calma, não se preocupe, nós viemos a seu resgate com muitas dicas para mudar com o dinheiro contado.

Estádio de futebol no Brasil; mudar com um orçamento apertado

Há muitas coisas no Brasil que vão capturar a sua atenção, especialmente o futebol.

Livre-se do que você não precisa e poupe uma grana

A primeira informação preciosa é que você não precisa empacotar coisas que realmente não sejam vitais para sua nova vida. Se você tem um computador antigo e grande, jogue fora. Você provavelmente não vai usar. Aquele espelho grande não terá utilidade e pode servir para um amigo. Há muitas coisas que você pode doar ou até vender. Mudar com um orçamento apertado não deixa espaço para decisões sem eficiência.

Profissionais x Fazer por conta

Claro que mudar com um orçamento apertado tem os seus desafios. Mas o negócio é que as empresas de mudanças internacionais do Brasil não são caras, por mais que pareça o contrário. Para ser mais claro, você pode até poupar dinheiro se contra profissionais qualificados. Esse respiro pode ser até 40% com a empresa de mudança certa.

Estude bem o assunto e veja com as próprias empresas se há como baratear o processo mudando em um mês diferente, ou então usando serviços mais baratos ou até dividindo espaço com outras pessoas. Considere também que todo o processo da mudança para uma empresa é algo simples e bem pensado, já que elas tem experiência nisso, sabem lidar com problemas, como greves, e tiram a necessidade de gastar com imprevistos.

Claro que não dá para dizer que a mudança é infinitamente melhor com uma empresa que com seu trabalho, mas este costuma ser mais arriscado e aberto a custos que não estavam na conta. Antes de fazer sua decisão e depender de amigos e familiares, você deve pensar nas seguintes perguntas:

  • Quantas pessoas estão dispostas a me ajudar para mudar com o orçamento apertado?
  • Elas estarão disponíveis quando eu mais precisar delas ?
  • Elas vão fazer o trabalho direito ou pela falta de experiência vão cometer equívocos?
  • Como você vai recompensar seu esforço?

Faça uma lista completa de itens para mudar com orçamento apertado

Nós já mencionamos que você precisa se livrar do que não usa. A questão aqui é que nem o mais controlador sabe o que tem na casa exatamente. É normal você começar a arrumar e empacotar e ter muito mais do que pensava. Nesse processo da mudança vale também doar coisas mais comuns, do dia a dia. Na sua ida para o Brasil, ao mudar com um orçamento apertado, você não precisa da camiseta que tinha desde os 13 anos e não usa desde a adolescência. Ao contratar especialistas em mudanças residenciais, lembre-se de empacotar e etiquetar tudo. Caso você opte pela empresa de mudança, ela vai te ajudar com isso, destacando o que é frágil, valioso, etc. Se não tiver essa mão, escolha um lugar que todos possam ver e reconhecer na hora. Outras dicas importantes são:

  • Ao etiquetar mesas, coloque a marca no topo. Nas cadeiras, escolha a parte de trás;
  • Etiquetando caixas, coloque a etiqueta no topo;
  • Caso você tenha itens que tem algo específico, marque devidamente.

Olhe no supermercado por caixas

Quem já é mais experiente no assunto sabe que o supermercado próximo pode ser ótimo para conseguir caixas. Mas faça isso com antecedência. Grandes supermercados se livram de caixas todos os dias. Você pode ir direto no setor de descargas, conversar com o responsável e conseguir o que você precisa se o orçamento for pequeno.

As caixas serão muito úteis para guardar as coisas mais variadas. Aqui o negócio é reduzir os seus riscos, para nada se partir ou arrebentar. Caso você tenha optado por fazer a mudança sozinho, seja inteligente e minimize as perdas, que ainda assim podem acontecer. Nas caixas de roupas, por exemplo, você pode guardar algo mais frágil e proteger com o tecido. Assim você poupa espaço e também caixas e armazenamento.

Se nada der certo, pense em um trailer para conseguir mudar com um orçamento apertado

Corcovado Rio de Janeiro

Mesmo requerendo muito de você, mudar com um orçamento apertado é um aprendizado.

Nada deu certo no seu plano? Você não achou uma transportadora via marítima? Tudo é muito caro? Você não quer custos adicionais para sua mudança? Então chegou a hora de pensar diferente e ter um trailer para fazer sua mudança internacional. Se você já tem um carro, pegue um trailer. Nesse momento você já precisa ter se livrado de tralhas que não vai usar. Se você está longe, pode ser mais fácil subir em um navio com seu carro, pagar extra por isso e chegar no Brasil com seu carro e trailer.

Sim, isso pode soar estranho e é estranho, ainda mais se você não é fã de navios e o movimento do mar. Mas para poupar dinheiro, você precisa abrir mão de algumas coisas. Vá com seu carro, aproveite que você pode dirigir no país com sua carteira original – por até 180 dias– e não se esqueça da gasolina. Isso ainda pode custar milhares de dólares, mas pode ser uma opção mais barata que a normal.

Mudar com um orçamento apertado não é fácil, assim como fazer qualquer coisa com o dinheiro contado. Isso significa que você vai precisar abrir mão de certas coisas, seja pertences, dinheiro ou tempo. Ao mudar para o Brasil dessa forma, mantenha sua cabeça calma, evite o estresse e pense direito. E claro, faça um orçamento para mudança internacional com quem sabe para evitar ter que passar por perrengues.