Conheça as principais exigências para viajar com seu pet para o exterior

A presença de pets nos lares brasileiros é cada vez maior e mais “humanizada”, já que hoje os animais de estimação são considerados quase que unanimemente um membro da família. Esse movimento trouxe o pet para a rotina de seu “humano” e, consequentemente para os shoppings, restaurantes, escritórios e… aeroportos. Sim, as viagens com os animaizinhos são cada vez mais comuns, com o objetivo de trabalho, lazer e principalmente mudança de país.

Seja qual for o motivo, viajar com o seu pet para o exterior exige alguns cuidados e um planejamento prévio, tanto para garantir a segurança e conforto do seu companheiro, quanto para a autorização do processo, sem imprevistos. Para isso, é importante:

  1. Se programar com antecedência:
    Pesquisar previamente os pré-requisitos exigidos no país de destino para seu pet, pois existem variações nas regras do para países do Mercosul, Europa, Estados Unidos e demais países. Também é importante se atentar aos prazos, pois alguns procedimentos exigem um intervalo de tempo entre si, o que pode tornar o processo como um todo mais longo.- Checar as normas da companhia aérea: desde a forma de embarque (cabine ou compartimento de carga), entender se existem restrições, as xtaxas, o limite de pets por voo, até qual a caixa de transporte correta e suas dimensões máximas;
  2. Documentação:
    Atestado de saúde emitido por um veterinário até 10 dias antes da data da viagem;

    Carteirinha de vacinação atualizada;

    Certificado Veterinário Internacional (CVI), documento obrigatório que permite a saída dos animais para o exterior, expedido pelo Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Essa emissão pode levar até 30 dias. Além desse documento, também existe o a Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos, que não é obrigatório, mas é utilizado para facilitar o processo de emissão do CVI, sendo interessante para o pet que viaja com frequência.

Em linhas gerais, essas são as exigências para você viajar com tranquilidade com o seu “filho de quatro patas”.

Como são procedimentos específicos e com prazos determinados, todo o cuidado e atenção são bem-vindos para evitar qualquer problema no cumprimento das regras e garantir o embarque do seu bichinho no país de origem e a sua chegada no país de destino. Por isso, o recomendado é contratar uma empresa especialista nessa área, que ofereça uma solução completa deste serviço.

Para sua comodidade, o nosso time de especialistas está preparado para cuidar de todo esse trâmite para você: desde o planejamento até o embarque porta a porta, sempre priorizando a segurança e bem-estar do seu pet.
Muito além desse serviço, nós da One Moving oferecemos soluções completas de logística, organizando a sua mudança para dentro ou fora do país, cuidando de toda a documentação necessária e até da estadia temporária para o seu pet antes da partida, ou na chegada, em períodos de quarentena, quando obrigatórios. Quer saber mais? Acesse nosso site e conheça todos os nossos serviços.

Deseja mais informações?