Ensino médio fora do Brasil: como organizar a mudança

 

Cursar o ensino médio fora do Brasil é uma experiência única, que possibilita que os jovens tenham uma imersão cultural, formação de qualidade e a proficiência em outro idioma. Além disso, essa vivência também agrega no desenvolvimento pessoal e na possibilidade de conquistar melhores oportunidades de trabalho no futuro, por meio de um diferencial demandado pelo mercado de trabalho que está cada vez mais global. No entanto, não basta apenas escolher criteriosamente as melhores opções de escolas no exterior. Afinal, outros pontos devem ser planejados para que todo o processo ocorra de forma tranquila e eficaz como, por exemplo, a melhor forma de organizar a mudança para outro país. Para ajudar você nessa etapa, preparamos este artigo. Confira, a seguir, algumas dicas de como organizar a mudança para que os seus filhos façam o ensino médio fora do Brasil. Acompanhe.

Entenda como essa oportunidade mudará o futuro dos seus filhos

Viver no exterior, conhecer lugares e culturas diferentes, fazer amizades e contatos que durarão para a vida toda: motivos não faltam para fazer o ensino médio fora do Brasil. Essa experiência, repleta de aprendizados inesquecíveis, permitirá que os jovens mergulhem na cultura e nos hábitos de um novo país, tenham contato com estudantes nativos, desenvolvam o autoconhecimento e adquiram uma sólida base de preparação para cursar a faculdade e desenvolver uma carreira profissional de sucesso.

Procure por boas escolas para fazer o ensino médio fora do Brasil

Para que essa experiência ocorra dentro dos objetivos estipulados para a formação dos seus filhos, é preciso escolher com cuidado a melhor opção de escola. Portanto, não economize tempo ao pesquisar, buscar referências, avaliar atividades extras e diferenciais das escolas. Converse com quem já passou por esse tipo de experiência, viveu ou vive no exterior, avalie os critérios de seleção e o tipo de acolhimento dado a estudantes do exterior e faça a melhor escolha.

Faça o planejamento com antecedência para que os seus filhos cursem o ensino médio fora do Brasil

De forma geral, os programas de High School, que são voltados aos jovens de 14 a 19 anos, demandam um tempo maior para a análise do histórico dos candidatos. Algumas escolas solicitam documentos específicos, como certificados de imunização, testes, entrevistas, portfólios e, até mesmo, recomendações. Além disso, cada país possui um calendário escolar pré-fixado para o início das aulas. Dessa forma, por conta de todo esse processo, o planejamento deve iniciar com uma antecedência de pelo menos seis meses antes do início das aulas para cumprir com todas as exigências dentro do prazo.

Conheça a documentação necessária para cursar o ensino médio fora do Brasil

De forma geral, o primeiro documento a ser obtido é um dossiê sobre o estudante, conhecido como application. Ele envolve a realização de vacinas, fotos, exames, recomendações e diversas informações que sejam relevantes para o programa. Após o preenchimento, envio e análise, o candidato recebe o aceite e pode solicitar o visto de estudante.

Prepare a mudança para o ensino médio fora do Brasil

Outro ponto que não pode ser deixado de lado durante o planejamento é o processo de mudança em si. A modalidade de educação no exterior pode ser feita por meio de um intercâmbio, no qual os alunos ficam em casa de famílias previamente selecionadas. Nesse caso, o interessante é preparar a bagagem apenas com os itens essenciais que serão utilizados ao longo da duração do curso e avaliar a necessidade de adquirir outros pertences no local. Agora, se a sua família pretende sair do país, o melhor é organizar sua mudança com uma empresa especializada. Essa é a forma mais adequada de saber o que pode ou não ser transportado, como garantir que os pertences chegarão sem avarias ao destino final, obter os documentos necessários, fazer o correto embalamento dos itens e ter a certeza de que tudo chegará corretamente em seu destino. Assim, uma empresa especializada em mudança internacional é o diferencial para que o processo ocorra de forma tranquila, organizada e livre de complicações. Com isso, você pode se preocupar com o que realmente importa: a melhor forma de preparar seus filhos para viverem essa experiência única que é cursar o ensino médio fora do Brasil. Para descobrir mais sobre esse serviço e saber como escolher o mais adequado para a sua mudança, confira nosso artigo sobre viver fora do Brasil: como viabilizar a mudança?