Mudança internacional e Covid-19: o que você precisa saber?

 

O novo coronavírus trouxe uma série de desafios para a viabilização de diversos tipos de ações e projetos. Entre eles, os de realização de mudança internacional. Se, antes da pandemia, já era preciso planejar com antecedência e cuidado uma mudança para outro país, agora, com restrições de entrada em algumas localidades ou, mesmo, o fechamento de fronteiras, além de vários novos protocolos a serem seguidos, isso se torna ainda mais imperativo.

Então, se você está organizando uma mudança internacional em tempos de Covid-19, confira, a seguir, algumas dicas para ajudá-lo nesse momento.

Mudança internacional e restrições de entrada de estrangeiros

Quem quer morar em outro país deve ficar atento às constantes atualizações quanto a normas, protocolos, restrições e suspensões de entrada de estrangeiros em cada nação.

A Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) atualiza diariamente esse tipo de dado em seu site, complementando-os com as regras que precisam ser cumpridas por cada país que está recebendo imigrantes e turistas no momento. E essas regras podem variar indo desde a exigência de vacinas e exames específicos até a análise da motivação para a viagem. 

Também é importante consultar o Guia da ANAC para passageiros em viagem durante a pandemia, além da embaixada do país de destino, além de acompanhar novos posicionamentos do governo do local e, claro, os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras autoridades. 

Pode ser trabalhoso fazer todo esse monitoramento. Entretanto, ao contratar uma empresa especializada em mudança internacional, ela também lhe proverá das informações mais atualizadas para seu país de interesse, restrições e opções viáveis do momento para a sua mudança, tornando tudo isso mais facilitado.

Cabe salientar que, embora o transporte de cargas e mudanças domésticas seja permitido em muitos lugares, novas e mais rígidas medidas alfandegárias podem acabar impactando em prazos e a empresa também lhe auxiliará nesse tipo de cenário.

O que você pode fazer para organizar sua mudança internacional com mais segurança?

Primeiramente, é preciso, como vimos, monitorar qualquer nova determinação ou exigência para entrada no país. Além disso, procure não se expor desnecessariamente a riscos – ao invés de reutilizar caixas achadas ou doadas, prefira utilizar as embalagens profissionais das empresas que realizam mudança internacional. O novo coronavírus pode permanecer no papelão, por exemplo, durante horas – não vale a pena o risco, você não concorda? E essas embalagens também serão adequadas para realmente protegerem seus pertences ao longo da mudança.

Ainda, a opção de contratação do parceiro especializado também evita que você se exponha buscando outros suprimentos no comércio local para embalar seus pertences.

Também é importante aproveitar a oportunidade para, antes de embalá-los, limpar e desinfetar os itens, sempre que possível, em ambiente bem arejado e com boa circulação de ar.

Enquanto faz isso, você também conseguirá ter uma visão mais precisa de todos seus pertences e definir se eles realmente devem seguir com você para sua nova morada. O que avaliar que não é mais necessário, é possível vender ou doar – nesse caso, algumas empresas de mudança internacional também oferecem a entrega das doações nas entidades.

Como as empresas de mudança internacional se adaptaram a esse cenário?

As empresas de mudança internacional adaptaram também suas operações para garantir um serviço ainda mais seguro a seus clientes. No entanto, antes de contratar o serviço, é válido checar quais são as práticas adotadas pela empresa diante do cenário de pandemia.

Entre as boas práticas a serem consideradas, estão:

  • Vistoria online para sua mudança;
  • Opções de atendimento online;
  • Acompanhamento e rastreamento online de sua mudança;
  • Uso de máscara pelos funcionários da empresa de mudança;
  • Aplicação de práticas sanitizantes ao longo do processo de embalamento e organização da mudança;
  • Entre outras.

Contratar uma empresa especializada em mudança internacional irá ajudar a tornar todo o processo mais fácil e seguro. Esses parceiros estarão sempre atualizados sobre novas normas e novidades que possam afetar de alguma forma o processo de sua mudança e lhe darão todo o suporte para que a mudança ocorra o mais tranquilamente possível.

Para organizar sua mudança internacional com tranquilidade e segurança, confira nosso artigo sobre o que uma transportadora internacional deve oferecer.