Mudanças em tempos de pandemia

Mudanças em si já não são acontecimentos triviais, imagina durante uma pandemia?
Em um momento em que as máximas são “fique em casa” e “evite circulação e aglomeração de pessoas”, passar por um processo de mudança pode ser delicado e merece uma atenção e um planejamento ainda mais cuidadoso.

Pensando na sua segurança e na de todos os envolvidos no movimento de mudança, preparamos algumas dicas fundamentais para quem vai mudar de imóvel durante a pandemia:

  • Se antecipe e se programe!
    Procure saber as regras de mudanças do seu condomínio atual e as do de destino, se atentando especialmente se há alguma regra restritiva específica para este momento de disseminação do vírus. Converse com os respectivos síndicos para se antecipar e evitar surpresas e até para que eles organizem uma higienização adequada dos elevadores e vias comuns, antes e depois da mudança. Procure se informar sobre os procedimentos que estão sendo adotados naquele momento para ter um processo de mudança mais tranquilo, sem dor de cabeça.
  • Higienização
    Antes de tudo, a higiene é importantíssima para cuidar da saúde de todos os envolvidos no procedimento de mudança, desde a sua saída no local de origem até a sua chegada no destino final. Faça a limpeza constante das mãos, use máscara e tenha um álcool gel ao alcance. Tome um cuidado especial com as maçanetas das portas, torneiras, janelas e interruptores de energia, que são tocados com muita frequência. Ao final da mudança, depois da circulação de pessoa, é recomendado que o chão seja desinfetado.
  • Embalagem e armazenamento de pertences
    Para a mudança dos seus itens, dê preferência para o uso de malas e compre caixas de papelão novas. Como o coronavírus pode viver no papelão por até 24 horas, sugerimos que evite usar caixas usadas, emprestadas ou doadas neste momento. Algumas empresas de logística de mudanças já oferecem as caixas padronizadas para este momento de organização de seus bens.

 

  • Evite ao máximo o contato físico

Caso você contrate uma empresa de mudanças, solicite uma cotação virtual ou por telefone e agilize toda a documentação de forma remota, se possível. No ato da mudança em si, lembre-se de respeitar a distância de 2 metros de outras pessoas, cumprimentando e interagindo apenas de longe. Guarde os abraços ou aperto de mãos para quando já for seguro fazer isso.

 

  • Contrate um prestador de serviço com referência e que cumpra os protocolos

Uma empresa especialista na prestação dos serviços de uma mudança completa pode facilitar muito o processo para você. Se optar por essa contratação, entre em contato com a empresa escolhida e certifique-se de que ela esteja cumprindo todos os protocolos de segurança que uma pandemia exige. É fundamental que a equipe envolvida opere com os devidos equipamentos de segurança (máscara, luvas, botas). Também é interessante você se informar previamente sobre a política de cancelamento da empresa, caso a mudança precise ser adiada.

Se você ou algum membro da sua família apresente sintomas de coronavírus, mesmo que leves, evite realizar a mudança neste momento. Se isso não for possível, garanta que a pessoa infectada não se envolva de forma alguma no processo de mudança. Entendemos que um reagendamento de última hora pode frustrar os planos, mas, neste momento delicado que o mundo está vivendo, a saúde e segurança das pessoas devem vir sempre em primeiro lugar.