Passo a passo da emigração: brasileiros de mudança para o exterior

 

De acordo com dados do Itamaraty, mais de 3.000.000 brasileiros moram fora do país. A mudança para o exterior é um acontecimento emocionante, que impacta nossa vida de forma única. No entanto, apesar do misto de emoções e de toda a ansiedade do processo de emigração, é preciso ficar com os pés no chão e os pensamentos no lugar para se preparar.Afinal, nada melhor do que agir de modo consciente para poder apreciar a experiência e se adaptar da melhor forma ao novo estilo de vida, reduzindo os impactos do choque cultural e usufruindo mais integralmente de todas as vantagens de morar em outro país.Para ajudá-lo a fazer essa transição, preparamos este e-book. Neste material, confira nosso passo a passo e prepare-se para se despedir do Brasil e usufruir de sua nova fase de vida mundo à fora.Boa leitura!

1. Faça um planejamento financeiro

Qualquer viagem envolve custos, não é mesmo? A emigração não foge disso e traz outros gastos que podem ser bastante expressivos, portanto, é preciso se preparar financeiramente para essa mudança.Pesquisar a respeito do custo de vida do país no qual você vai viver, ajuda na hora de fazer as contas corretamente. Considerar algumas despesas também pode ajudar no planejamento. Portanto, lembre-se de incluir no cálculo as passagens aéreas, emissão de vistos e documentos, contas básicas, alimentação, transporte, custo da mudança, médico, acomodação, caução do aluguel, entre outros.Comece a pensar em formas de reduzir seus custos atuais e de obter alguma renda extra para garantir mais tranquilidade financeira para sua emigração. Para isso, você pode, por exemplo, vender móveis, roupas e eletrônicos que não serão úteis ou funcionais em sua nova morada. Há sites, como OLX, Enjoei e outros, nos quais você pode anunciar seus itens e fazer negociações.Além disso, você pode avaliar fazer trabalhos freelance, como dar aulas online, ser dog walker, desenvolver produtos digitais, entre outros.Isso aliado a uma reavaliação de seus gastos – por exemplo, pode ser hora de começar a cozinhar mais em casa e reduzir custos com delivery, cancelar assinaturas de revistas, serviços online, de entregas, etc. – ajudará a formar capital para começar sua nova fase de vida sem dívidas e mais estabilidade financeira.Outra dica a ser considerada é abrir uma conta em um Expat Bank. Projetadas especificamente para expatriados, permitem que você retenha dinheiro em várias moedas, o que pode ajudar a evitar taxas e flutuações cambiais e a alocar suas economias para começar a organizar sua vida em outro país.

2. Antes da emigração, conheça a cultura do país

Para ter mais segurança em sua decisão de emigração e ter a certeza de que encontrou o país ideal para viver, é importante conhecer mais profundamente a cultura de seu destino de interesse.Vivenciar essa imersão é extremamente enriquecedor e fará com que mude a sua forma de ver o mundo, ganhe bagagem cultural e amplie os seus horizontes.Nesse contexto, para que a sua adaptação seja mais facilitada e você tenha uma experiência ainda mais positiva, busque aprender mais a respeito da cultura do país para o qual você está de mudança. Há muitos sites e comunidades online específicas de cada localidade que podem ser consultados.É importante já ter visitado previamente o local, para ter a certeza de que a vivência diária é aderente a seus interesses. Lembre-se de que visitar um local apenas com os olhos e a experiência de um turista é diferente daquela que se tem ao vivenciar a rotina no lugar. Se você ainda não teve esse tipo de experiência, cogite passar algumas semanas no destino de interesse, avaliando em detalhes e conversando com outros estrangeiros sobre como é a cultura, a acolhida e a inserção de expatriados na localidade. Isso poderá fornecer insights valiosos para sua decisão.

3. Aprenda sobre o país para qual você está de mudança

Às vezes, possuímos uma visão romantizada, distorcida ou fora da realidade sobre o local para o qual estamos indo. Por isso, é importante descobrir como, de fato, a vida funcionará lá.Como vimos, conhecer alguns detalhes a respeito do país para o qual você pretende fazer a emigração é um cuidado fundamental para evitar surpresas e confusões. Você pode consultar amigos que já tenham passado pela experiência e dedicar algum tempo para fazer pesquisas na internet para sanar as suas principais dúvidas e conhecer mais a respeito do país estrangeiro nas mais diversas esferas como, por exemplo:

3.1. Qual é a situação política?

Aqui, cabe uma reflexão a respeito da estabilidade do país para conhecer se existem acordos comerciais com outras nações ou algum feudo territorial com outros locais. Em alguns locais, questões políticas interferem diretamente nas regras ou limitações para receber e integrar imigrantes, por isso, vale a pena fazer uma pesquisa e evitar contratempos.Ainda, esses fatores podem afetar o custo e a disponibilidade de serviços essenciais, como saúde e educação – com importantes implicações financeiras e de qualidade de vida para residentes de longa data com famílias. Esses fatores são particularmente importantes para membros de grupos como casais homoafetivos cujas uniões podem não ser legalmente reconhecidas (ou conferir benefícios financeiros ou sociais) em seus países de destino.

3.2. Como é o cenário econômico?

Não é necessário ser um especialista em economia para entender, em linhas gerais, sobre o desenvolvimento econômico do país para o qual você está de mudança.Alguns indicadores são relativamente simples de serem observados, mas são bastante reveladores, como a taxa de desemprego, a escassez de recursos e os impostos praticados.

3.3. O que é legal e socialmente aceitável e o que não é?

Existem algumas práticas e costumes que são importantes de se conhecer acerca do seu país de destino. Por exemplo, em alguns locais é considerado ofensivo oferecer gorjetas, já em outros, não se pode fazer o sinal de “OK” ou comer no transporte público.É extremamente importante dedicar algum tempo para conhecer essas particularidades e evitar gafes e, até mesmo, crimes, dependendo do local.

3.4. Quais são as características da gastronomia local?

Conhecer previamente a gastronomia típica é importante para saber o que será consumido no dia a dia em sua nova moradia e, até mesmo, preparar o seu paladar para receber os novos alimentos e pensar em alternativas caso você não simpatize muito com os pratos locais ou temperos mais típicos.Se você é vegano, vegetariano ou possui restrições alimentares, é válido se inteirar sobre as opções de alimentação local para esse tipo de público.

4. Entenda o mercado de trabalho do seu país de destino

Você pode até já conhecer o país para o qual vai fazer a emigração com o olhar de turista. Entretanto, a experiência de residir e trabalhar por lá certamente será mais ampla e desafiadora, exigindo um preparo maior.Explorar o mercado de trabalho e ter noções básicas sobre a economia do país é importante para entender a demanda do local e poder se candidatar para boas possibilidades de emprego.Se você está de mudança para um país estrangeiro por conta de uma oportunidade profissional, entenda também que se faz necessário consultar o representante do setor de RH da empresa para conhecer questões como códigos de vestimenta e cultura organizacional. Esse cuidado será fundamental para garantir que a sua transferência ocorrerá de forma tranquila e livre de transtornos.

5. Pesquise escolas para os seus filhos

Estudar fora do Brasil é, certamente, uma experiência transformadora, e que permite que os jovens tenham uma formação de qualidade, proficiência em outro idioma, diferencial corporativo e se desenvolvam pessoalmente.No entanto, antes da sua mudança para o exterior, é fundamental pesquisar e analisar as opções de escolas disponíveis para matricular seus filhos.Esta decisão demanda tempo, afinal, é preciso não apenas buscar referências, avaliar atividades extras e diferenciais das escolas, como também agir de acordo com o cronograma escolar.Cada país possui um calendário escolar prefixado para o início das aulas. Por isso, é preciso planejar com antecedência para fazer a escolha e cumprir com todas as exigências dentro do prazo estabelecido. De forma geral, as escolas solicitam documentos e procedimentos específicos de admissão, como recomendações, testes, entrevistas, certificados de imunização e portfólios.

6. Assegure-se de obter todos os documentos necessários para a mudança para o exterior

Para se mudar para o exterior, existem documentos e formulários obrigatórios que devem ser portados. Uma lista básica de documentos inclui passaporte válido, seguro viagem, seguro de saúde, comprovante de endereço, contrato de trabalho ou bolsa de estudos e comprovante de renda.No entanto, cada país possui exigências próprias, portanto, é primordial pesquisar com antecedência e reunir todos eles antes da viagem. Você pode verificar particularidades com o consulado, com seu empregador, com a empresa de mudança e com os seus contatos locais.Outro aspecto importante a ser observado é a necessidade de tomar vacinas obrigatórias antes de entrar no país para o qual você está de mudança e o tipo de comprovante solicitado para atestar esse ato.Ainda, cheque quais documentos precisarão ser apresentados traduzidos no idioma de seu país de origem. Certificados de estudo, vistos e outros são comumente requeridos em cópias traduzidas autenticadas.

7. Oficialize sua saída do Brasil

No momento de planejar sua mudança para o exterior, muitos brasileiros acabam agindo na empolgação ou priorizando outros aspectos, deixando de lado questões como o planejamento tributário. E esta falha pode custar caro – literalmente.Nesse contexto, oficializar sua emigração por meio da Comunicação de Saída e da Declaração de Saída Definitiva do país é a melhor maneira de evitar sofrer dupla tributação sobre o mesmo rendimento.Outro ponto importante envolve todas as pendências no Brasil. Decidir o que fazer com os seus bens e pertences, necessidade de vender imóveis e automóveis, cancelar o fornecimento de serviços, trocar moedas, entre outros.

8. Organize sua mudança com uma empresa capacitada e especializada

Sabe aquela sensação de que você está esquecendo de algo? A melhor maneira de se livrar dela é o planejamento! Uma mudança de sucesso é aquela previamente estudada e preparada e feita com o suporte de pessoas experientes.Para tornar essa nova fase da sua vida mais prática e garantir que esse processo ocorra de forma tranquila, organizada e livre de complicações, o indicado é contratar uma empresa especializada em mudança internacional.Esse tipo de companhia poderá ajudar em todas as etapas, desde a documentação para a entrada no país de destino de seus pertences até a análise do que pode ou não ser transportados e o embalamento de seus itens para que eles cheguem sem avarias em sua nova morada.Assim, você pode se focar em outros aspectos importantes da transição e se preparar para viver essa experiência única que é a mudança para o exterior.No entanto, seja criterioso na escolha desse tipo de serviço. Procure por empresas com experiência em mudanças internacionais, com reconhecimento e credibilidade nesse nicho de mercado, que tenha cases e depoimentos de clientes satisfeitos com seu serviço, que tenham certificados internacionais e ofereçam um serviço qualificado e completo para sua mudança ocorrer sem transtornos e avarias.

9. Mantenha uma rotina equilibrada durante a organização da emigração

Conforme a data da mudança chega, é normal sentir-se sobrecarregado com decisões a serem tomadas, coisas a serem feitas, etc. Isso pode ser gatilho para ansiedade e estresse. No entanto, nada é mais importante do que seu senso de equilíbrio e o bem-estar de sua família.Então, certifique-se de continuar com suas rotinas estabelecidas. Faça refeições saudáveis, descanse bastante e busque o equilíbrio sempre que possível. É natural se estressar, mas reconheça que se trata de progresso, não de perfeição e, acima de tudo, certifique-se de aproveitar o processo.A aventura de morar em outro país está prestes a começar e um novo capítulo em suas vidas está sendo escrito, portanto, aproveite!

Considerações finais

A emigração é o sonho de muitos brasileiros. Morar em um país que proporcione experiências incríveis, qualidade de vida, aprendizados inesquecíveis e vivências únicas é mesmo estimulante.Mas, para que isso tudo se torne viável, é preciso planejamento. Com organização, é possível se preparar para minimizar custos e problemas de adaptação, acelerando sua inserção local.Esperamos que as dicas deste material ajudem você a começar essa jornada com mais tranquilidade e segurança. Faça um checklist com os itens que apresentamos aqui, insira e adapte o que for preciso e prepare-se para tirar do papel o sonho da mudança para outro país.Conte com a One Moving para facilitar esse processo e ter uma empresa parceira para o sucesso de sua mudança.

Sobre a One Moving

A One Moving oferece uma estrutura completa para todos os serviços relacionados ao transporte internacional de bens pessoais, além de serviços de relocation.A One Moving foi criada por profissionais com larga experiência no mercado de mudança internacional e conta com o apoio financeiro de um fundo de investimento que, além de garantir solidez, proporciona o suporte financeiro para que todo o seu patrimônio esteja protegido.E, para elevar a segurança e confiabilidade em todo o processo de mudança, dispomos de soluções modernas, como rastreamento em tempo real e inventário eletrônico com registro fotográfico.Obtenha um suporte completo para sua mudança internacional, solicite um orçamento com a One Moving.