imagem Japão

Preparações para mudar para um país estrangeiro

Mudar para um país estrangeiro é um verdadeiro acontecimento. Você vai querer não apenas estar pronto para o inevitável choque cultural, mas também vai querer saber como se adaptar a novos estilos de vida. Este breve guia está aqui para ajudá-lo no seu caminho. Mudar para um país estrangeiro nunca foi tão fácil como é hoje, mas ainda é um desafio assustador para muitas pessoas, e não sem uma boa razão. Mas antes de planejar sua realocação do Brasil para os EUA ou vice-versa, você precisa se preparar. Então, veja o que você precisa saber para evitar surpresas desagradáveis.

Aprenda sobre o país estrangeiro para o qual está se mudando

Isso não significa que você deve ir à biblioteca e emprestar 50 livros e periódicos acadêmicos. Isso seria demais. No entanto, você certamente deve usar a Internet – ali já tem tudo o que você precisa. Coisas que você quer descobrir antes de se mudar para um país estrangeiro são:

  • Qual é a situação política? O principal motivo por trás dessa questão é: o país é estável? Tem acordos comerciais com outras nações? Tem algum feudo territorial com outros países? Isso não deve desencorajá-lo, mas certamente é algo que você deve saber.
  • Como fica a questão da economia? A economia pode ser chata. Mas você ainda deve dar uma olhada no desenvolvimento econômico do país. Por exemplo, existe um fornecimento constante de todos os recursos que você pode precisar? Há uma escassez de resucrsos? Se compara bem em escala global? Quão altos são os impostos? Você deve dar uma olhada em alguns indicadores macroeconômicos simples, mas reveladores, como taxa de desemprego e produto interno bruto.
  • O que é legal e o que não é? Nos EUA, dirigir sob o efeito do álcool lhe dará tempo de prisão. No Equador, no entanto, até mesmo os infratores pela primeira vez enfrentam um pelotão de fuzilamento. Não estamos dizendo que isso vai acontecer com você, mas definitivamente deveria aprender o que deveria e o que você não deveria fazer quando você está em outro país. Por exemplo, garçons e garçonetes sul-coreanos podem ficar ofendidos se você der uma gorjeta; seus salários são muito mais altos do que nos EUA.

Prepare-se para se mudar para um país estrangeiro procurando emprego

Isso, claro, depende muito da sua profissão no seu país natal. Os mercados de trabalho diferem por país e, a menos que você seja muito rico, você precisará de um emprego. É por isso que precisa explorar o mercado de trabalho de país. Você terá que entender algumas noções básicas sobre a economia do país, mas precisa se concentrar especificamente no que o país precisa. Por exemplo, se você estiver indo do Brasil para o Canadá, descobrirá que não terá que se preocupar se for um advogado ou um contador.

Aprender uma habilidade, como metalurgia, garantirá um emprego depois de se mudar para um país estrangeiro.

Se tudo falhar, aprenda uma habilidade comercial – encontrar um emprego depois de se mudar para um país estrangeiro nunca será difícil.

Há uma enorme demanda por ambos, especialmente nas grandes cidades, como Rio e São Paulo. A demanda por uma determinada profissão cria empregos – isso e nada mais. Se as pessoas quiserem um novo gadget, as vendas da Apple dispararam. E se os investidores estrangeiros em um país em desenvolvimento precisarem de advogados e contadores confiáveis, isso aumentará a demanda por eles. Ao se mudar para um país estrangeiro, certifique-se de ter pelo menos vários empregos para os quais você se candidatará.

Antes de se mudar para um país estrangeiro, aprenda sobre a cultura do país

Ver as maravilhas do mundo pela primeira vez nos abre os olhos. Onde quer que sejam, as pessoas aprendem um pouco sobre sua própria cultura na escola. Isso é muito lamentável e uma pessoa precisa viajar longe para conhecer outras culturas. Simplificando, os americanos aprendem sobre George Washington, Kennedy, Abe Lincoln e a Constituição. Os franceses aprendem sobre 1793, Napoleão e Luís XIV. Os russos aprendem sobre Pedro o Grande, a Revolução de Outubro e Dostoievski…

Isto sem dúvidas mostra a riqueza das culturas humanas. Então, antes de se mudar para um país

Seria uma boa idéia mostrar alguma apreciação cultural depois de se mudar para um país estrangeiro, não é?

Algumas pessoas, há muito tempo atrás, desistiram de suas vidas para construir essa coisa. Seria desrespeitoso não mostrar alguma apreciação.

estrangeiro, é o momento certo para sair de uma visão de mundo forçada e estreita e começar a aprender sobre o seu destino. Todo mundo sabe o que é a Torre Eiffel, mas você sabe …

  • Onde está o exército de terracota?
  • Quem construiu Angkor Wat?
  • O que é o Vale dos Reis?
  • Quem descobriu Mycenaea?

Se você souber as respostas, parabéns! Não importa se ainda não as sabe. Faça uma pesquisa no Google e terá ampliado um pouco seus horizontes e enriquecido sua mente. Você estará mais preparado para se mudar para um país estrangeiro.

Finalmente, prepare o seu guarda-roupa

Você pode estar se mudando para uma terra de cultura diferente, um conjunto diferente de valores e, seguramente já adivinhou pelo título, um clima diferente. Digamos que você esteja se mudando dos EUA para o Brasil (ou o contrário). Você sabe que o tempo é diferente, mas você decide encher seus cofres com todas as suas coisas antigas de qualquer maneira.

Você sempre pode comprar mais coisas assim que chegar, certo? Errado. Como suas empresas de mudança internacionais dirão, pode não ser a melhor ideia. Você vê, uma vez que você chega, você terá responsabilidades, como encontrar uma renda estável, mudar-se, fazer amigos… Você não deveria estar fazendo nada disso enquanto está encharcado de suor. Por essa razão, deve olhar para o clima em seu país de destino e preparar em conformidade.

Dito isto, você deve reservar um tempo para aproveitar seus últimos dias em seu país original e refletir sobre o que realmente fará depois de chegar. Esta é uma oportunidade para você começar de novo em algum lugar distante, então por que não fazer o seu melhor?