Como evitar custos extras ao mudar

Bom, você decidiu que vai mudar, preparou o orçamento e separou o dinheiro. O problema é que você continua preocupado. Você ouviu dezenas de histórias sobre empresas de mudanças que vão colocando custos e você não quer passar por isso. Nós da One Moving & Logistics estamos aqui para ajudar a evitar custos extras ao mudar. É só seguir estes passos:

#1: Coloque tudo em caixas – TUDO mesmo

Normalmente se colocam os pertences em caixas para proteger. Mas muitas coisas não precisam disso, como, por exemplo, roupas que estão sobrando e podem ir em sacolas, certo? Errado, isso é um grande errado. Empresas de mudanças menos confiáveis costumam empacotar as coisas que você deixou de lado e, claro, cobrar um extra. E assim você já não consegue mais evitar custos extras ao mudar. Por isso é tão importante o próximo ponto.

Evitar custos extras ao mudar empacotando corretamente.

Colocar tudo em caixas e ir etiquetando evita os custos adicionais.

#2: Para evitar custos extras ao mudar, leia o contrato!

Vamos imaginar que você não conhece tanto sobre a empresa de mudança ou os serviços que ela providencia, mas ela é a única opção. Monopólios nunca são bons porque permitem que empresas tirem vantagem da situação quando estão no topo. E por isso caso a empresa não seja de confiança, ela vai fazer de tudo para esticar o orçamento. Então ela oferece um contrato que é cheio de aberturas, coisas vagas e termos que podem ser flexibilizados.

Esta pilha de papéis são leis e costumes locais, importantes para evitar custos extras ao mudar.

Pense nas leis e regulamentações para evitar custos extras ao se mudar.

Então antes que você acerte tudo e tente se livrar do problema, agradeça a oferta mas peça um tempo para pensar. E se possível, entre em contato com outras empresas de mudanças de longa distância. E se possível, procure uma que tenha experiência com questões legais, já que um problema nesse sentido pode significar tempo e custos adicionais ao seu mudar.

#3: Acredite ou não, alguns desses custos não têm a ver com a empresa de mudanças

Sim, isso mesmo, alguns custos não têm a ver com a empresa de mudanças em si. Por ser uma operação trabalhosa, você pode ter gastos extras com muitas outras coisas, que vamos relacionar abaixo. Para evitar custos extras ao mudar, aqui estão alguns tópicos que você deve prestar atenção e que podem variar dependendo da origem e destino da mudança e outros fatores.

Evite custos adicionais sabendo exatamente o que você vai precisar

  • Custo do seguro do carro: eles podem variar de lugar para lugar, assim como os carros escolhidos . Outras variações são número de acidentes, hábitos ao dirigir e até se você se envolver em um acidente em uma área nobre e o carro atingido.
  • Estacionamento: um problema grande nas cidades brasileiras, já que as ruas não são seguras para estacionar carros em muitas regiões e bairros. E caso você nãi tenha garagem em seu apartamento ou prédio, isso também pode impactar suas finanças, seja pagando um estacionamento privado ou parando na rua e ver isso refletido em seu seguro;
  • Custo do plano de saúde: caso você esteja mudando para um país com saúde pública de qualidade, como os países europeus ou Canadá, esse custo não será direto. Mas caso você esteja mudando dentro do Brasil ou para o Brasil, o custo de um plano estará envolvido nesse novo orçamento e não tem nada a ver com a empresa de mudanças. Isso é algo que você tem que ter em mente;
  • Multas e taxas: é importante que você tenha ciência de todos os contratos que fez nos últimos anos, inclusive clubes e outras empresas ou instituições que podem cobrar multas. O ideal aqui é negociar a sua saída argumentando que você não irá mais usar por estar indo para outra cidade ou país. E informar com antecedência.
  • Outra empresa que é importante contatar é seu banco. É possível que seu banco não tenha uma agência em seu lugar de destino. E ao fechar a conta, eles cobrem taxa de manutenção, fechamento ou outro extra. Todo gasto que puder ser evitado é pertinente.

#4: Algumas empresas não são dignas de sua confiança

Agora os funcionários estão entrando na sua casa, você preparou tudo e o caminhão está na porta. Porém, o caminhão não tem logo e está em péssima condição e tudo indica que você foi enganado. Caso eles estejam correndo com o processo, sem cuidar das coisas e se preocupando mais com terminar do que fazer direito, esses são outros péssimos sinais.

Usar planejamento antecipado como esse cara para evitar custos adicionais ao mudar.

Planejar com antecedência vai ajudar a evitar custos extras ao mudar.

Tem empresas de mudanças que simplesmente não estão preparadas para atuar, infelizmente. Por isso é importante que você evite confiar em coisas muito baratas ou que parecem boas demais para ser verdade. Já que objetos quebrados, por exemplo, podem causar maior prejuízo do que o dinheiro que você poupou ao contratar a empresa de mudanças.

#5: Para evitar custos extras ao mudar, pesquise empresas de mudanças perto de você

Prevenção é melhor que tentar curar. Você precisa ter um planejamento e só escolher a sua empresa de mudanças depois de ter pesquisado entre várias. E é importante que ela esteja na sua área, já que se não ocorrer isso, você terá mais custos. Se há uma competição entre empresas, elas farão o melhor que puderem para conseguir a sua mudança, não só abaixando o preço mas melhorando o serviço. E isso pode significar menos objetos quebrados e um processo mais cuidadoso que o normal, por exemplo.

O melhor a fazer é procurar uma empresa que tenha boas avaliações de seus usuários. Depoimentos de seus amigos e conhecidos são de igual importância. Mas não importa essas recomendações se a empresa tiver algumas limitações como falta de telefone de contato, email ou presença na internet. Isso pode significar medo de ser exposta por seu serviço ruim. Como sempre, informação é poder e você precisa ter acesso ao máximo possível para evitar custos extras ao mudar e ter uma experiência ótima.