Como se mudar para a Espanha: o que você precisa planejar

 

Morar no exterior é uma ideia que vem se popularizando cada vez mais entre brasileiros, que optam por viver longe de casa em busca de novas experiências e aprendizados. E, entre os destinos mais cobiçados atualmente, está a Espanha – país europeu com grande desenvolvimento econômico e social. Mas, como se mudar para a Espanha e aproveitar essa oportunidade de vida sem igual? Apesar da vontade de jogar a mochila nas costas e partir rumo à concretização desse sonho, antes de colocar o pé na estrada é preciso colocar os pés no chão. Afinal, será necessário planejamento e organização para essa experiência ser viabilizada com tranquilidade. Então, se você tem dúvidas sobre como se mudar para a Espanha, confira as dicas do artigo de hoje e comece a se organizar para viver em uma das principais economias da Europa!

Como se mudar para a Espanha: 5 dicas essenciais

A Espanha é caracterizada por uma grande riqueza cultural, paisagens de tirar o fôlego e por gastronomia de qualidade que agrada a qualquer paladar. A partir da influência de diversos povos – como celtas e árabes -, há uma multiplicidade única de cultura, linguagens e saberes que torna a experiência de como se mudar para a Espanha algo surpreendente. Ainda, há uma infraestrutura urbana bastante qualificada. A possibilidade de se adquirir a nacionalidade espanhola depois de dois anos de residência é outro diferencial importante a ser considerado. Se você ficou interessado em saber mais sobre como se mudar para a Espanha, veja agora algumas dicas importantes:

1. Organize a sua situação para mudar para a Espanha

Antes de pensar na mudança em si, é preciso ter certeza de que a sua situação está devidamente regularizada para a entrada no país. Não esqueça de verificar com antecedência toda a documentação necessária para essa mudança – visto, passaporte, vacinas e outros comprovantes serão necessários neste processo. Ainda, não deixe de se organizar financeiramente para arcar com esse novo custo de vida proposto. Apesar de a Espanha ser um país repleto de oportunidades de trabalho, há também um custo de vida mais elevado e com cotação em Euro (atualmente em supervalorização em relação ao real). Desse modo, viaje com uma boa reserva em dinheiro e prospecte previamente possibilidades de trabalho – isso se esse já não for o motivo da sua mudança.

2. Defina o que realmente vale a pena ser levado na mudança

Depois de concretizar a parte burocrática de como se mudar para a Espanha, o impulso inicial pode ser o de começar a empacotar todos os seus pertences. No entanto, é preciso organização também nesse estágio. Reflita, especialmente, sobre a sua nova moradia: como é o espaço? Qual é o tamanho? O que ela já tem de mobiliário e eletrodomésticos? O que falta nela para você se sentir em casa? Suas roupas são adequadas para o clima espanhol? Em muitos casos, uma mudança completa acaba não sendo necessária, já que as locações geralmente estão mobiliadas e prontas para uso. Além disso, para muitos objetos mais corriqueiros, vale mais a pena doá-los ou tentar vendê-los no Brasil e comprar novos na Espanha.

3. Contrate uma empresa especializada para o serviço de mudança internacional

Mudar-se para a Espanha, definitivamente, não é a mesma coisa que apenas mudar de CEP – há muito mais cuidados relacionados a uma mudança internacional. Por isso, a dica é que você não tente fazer tudo sozinho. Dê preferência à contratação de uma empresa especializada nesse tipo de serviço, a qual poderá garantir segurança e agilidade na organização, no preparo, na proteção e no transporte de seus pertences.

4. Combine todos os detalhes da mudança com a empresa responsável

Para que a mudança seja colocada em prática de forma ágil e sem intercorrências, é muito importante alinhar todos os procedimentos com a empresa contratada com antecedência. Um exemplo disso é a contratação de um seguro específico para mudanças internacionais.

5. Desvincule-se da moradia atual

Outra questão que deve receber a atenção devida quando avaliamos sobre como se mudar para a Espanha é a transição de vínculos. Esse é o momento de você avisar amigos, familiares, empresas e demais contatos sobre a alteração de endereço. Faça despedidas, combine videochamadas, doe o que não for mais útil para você: tudo isso ajudará a garantir uma transição mais tranquila e empolgante para sua nova fase de vida. Agora que você já sabe mais sobre o planejamento necessário na hora de organizar como se mudar para a Espanha, leia o artigo que preparamos e descubra mais sobre como é feito o orçamento com empresas de frete internacional.