Transporte aéreo de animais internacional: o que você deve saber

 

Para quem vai viajar ou morar no exterior e tem um pet, é fundamental saber como funciona o transporte aéreo de animais internacional. É preciso seguir uma série de procedimentos para obter autorização para a viagem e, também, garantir que seu bichinho tenha toda a segurança e carinho possíveis ao longo do processo. Para ajudá-lo nesse planejamento, preparamos este artigo. A seguir, confira as principais informações que você precisa saber sobre o transporte aéreo de animais internacional.

Transporte aéreo de animais internacional: quais são as opções para seu pet?

Há, basicamente, duas alternativas: viajar com o pet com você no avião ou levá-lo no bagageiro da aeronave. Em qualquer opção, há requisitos a serem cumpridos e, por isso, é importante planejar tudo com antecedência e evitar transtornos. Também, em ambas as modalidades, é cobrada uma taxa pela companhia aérea. Cabe salientar que há algumas restrições e regras conforme critérios como raça e idade de seu bichinho e, ainda, de acordo com o modelo do avião. Há, também, um limite de bichinhos transportados por voo. Por isso, será preciso checar com antecedência todos os trâmites junto à companhia aérea e, também, se a espécie de animal é permitida no país de destino.

Como é a caixa de transporte aéreo de animais internacional?

Conhecida como kennel, a caixa de transporte de animais em avião pode ser adquirida no comércio especializado, em pet shops, etc. Entretanto, é preciso verificar qual é a medida específica permitida pela companhia aérea de sua viagem. Essa caixa precisará ser resistente, levando em conta o porte do bichinho, bem ventilada e contar com uma trava de fechamento. Também é recomendado forrá-la com tapete higiênico. No caso do transporte no bagageiro, a caixa será presa para evitar que fique se movimentando e perturbando seu pet. E, na chegada, nessa modalidade de transporte aéreo de animais internacional, os pets são colocados em uma área reservada para retirada de bagagens diferenciadas e não na esteira. Para que tudo isso não seja excessivamente estressante para seu animal de estimação, procure antes da viagem acostumá-lo com a caixa, insira comidinhas e brinquedos lá e deixe-a disponível para que ele entre e se habitue a ela. Depois que ele estiver mais adaptado, feche a portinha por um tempo para que ele também esteja preparado para essa experiência.

Vacinas e atestados para o transporte aéreo de animais internacional: o que é preciso saber?

É necessário ter em mente que, se a documentação exigida não for apresentada, seu bichinho não poderá embarcar. Por isso, é preciso muita atenção ao cumprimento de todas as regras. E uma das mais importantes é a da vacinação. Seu pet precisará estar com todas as vacinas em dia, conforme os prazos determinados, e isso deve ser comprovado. Além disso, será preciso apresentar um atestado de saúde do bichinho específico para a viagem, emitido por veterinário, seguindo as normas de sua companhia aérea. Também será necessário pesquisar quais vacinas são exigidas para entrada em seu país de destino. Ainda, para o transporte de outras espécies (conforme permissão do país de chegada), será preciso a Guia de Trânsito Animal (GTA).

O que é o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI)?

Para o transporte de animais entre países, também será necessário obter o chamado Certificado Zoossanitário Internacional (CZI) ainda no Brasil. Esse documento precisará seguir as exigências sanitárias determinadas por seu país de destino. Uma ideia prática para quem viaja com frequência ou irá viajar para países do Mercosul é fazer o Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos. Em países como Argentina e Uruguai, esse passaporte substitui o CZI e, ainda, conta como atestado do bichinho. Entretanto, ele prevê a identificação eletrônica com microchip obrigatória de seu pet.

Qual é a forma mais prática de organizar o transporte aéreo de animais internacional?

Como vimos, essa modalidade demanda uma série de cuidados e procedimentos bastante específicos. Qualquer problema no cumprimento das regras pode inviabilizar o embarque de seu bichinho. Portanto, para evitar transtornos e planejar com tranquilidade sua viagem, o indicado é contratar uma empresa especializada nesse serviço. Ela cuidará de todo o processo de autorização do transporte, de entrada do pet no país de destino, auxiliará em todas as medidas preventivas envolvendo vacinas, exames, microchips e outras, de modo a garantir que, da documentação até a chegada, tudo ocorra bem. E então, ficou mais claro agora como funciona o transporte aéreo de animais internacional? Para saber mais sobre como planejar sua mudança de país, confira nosso passo a passo da imigração: brasileiros de mudança para o exterior.