O navio porta-contêineres

Por que precisa de seguro para mudanças internacionais

Ao se mudar para o exterior, você definitivamente precisa de seguro internacional. Isso é um fato. Quando há um longo caminho a percorrer, por exemplo, se estabelecer no Austrália depois da Brasil ou da América do Sul, muito pode acontecer com seus pertences antes que cheguem ao destino final. Então, você já conhece o ditado – é melhor prevenir do que remediar. Há numerosos benefícios de obter um seguro internacional. A seguir você verá tudo o que deveria saber sobre seguro para mudanças internacionais.

Um navio sobre o mar e um céu nublado ao pôr do sol

O transporte de seus bens entre países vem com certos riscos.

O que poderia dar errado?

O envio internacional é geralmente seguro. Ainda assim, acidentes podem acontecer a todos. Não importa com que cuidado planejemos a nossa mudança e quanta experiência tenhamos, as coisas que mais tememos podem se tornar realidade.

Por exemplo, os navios porta-contêineres podem ser sequestrados, afundados ou pegar fogo. A embalagem inadequada também pode ser a causa de danos, especialmente se você fizer isso sozinho. É por isso que recomendamos o uso de serviços profissionais de embalagem no Brasil. Além disso, temperaturas extremas podem danificar certos materiais sensíveis, como papel ou tecido. Mofo e bolor são os maiores inimigos dos seus pertences. Calor e umidade são elementos muito comuns do clima brasileiro.

Uma lista com dois itens marcados e um lápis vermelho

Sempre faça um inventário detalhado de todos os seus pertences antes do envio.

Esperamos que isso responda à pergunta por que você precisa de seguro para mudanças internacionais. Se você ainda quer arriscar, vá em frente, mas nós o desencorajamos.

Evite excesso de seguro e sub-seguro

Não proteje seus pertences em excesso. Também, não faz falta sub-segurá-los. O suma total deve ser alto o suficiente para compensar por todos os itens em caso de perda ou dano total. Se você for sub-segurado, o seguro cobriria apenas uma pequena parte da compensação e você poderia acabar pagando o resto. Por outro lado, somente após os itens terem sido avaliados é quando os seguradores cobrirão seu valor. Portanto, não exagere, a menos que você queira desperdiçar seu dinheiro.

A avaliação (ou valor inicial) representa a quantia de responsabilidade com a qual a equipe de mudança concordará em relação ao valor dos itens que você está mudando, caso algo aconteça a eles. Essa quantidade de dinheiro é muito baixa para indenizar os objetos de valor e significativamente menor em comparação com o que paga o seguro real.

Uma mão segurando uma caneta, assinando um contrato de seguro para mudanças internacionais

Os termos de sua apólice podem excluir determinados itens ou causas de perda, portanto, leia atentamente o contrato antes de selar o acordo com sua assinatura.

Deixe os profissionais de mudança embalarem tudo

O seguro geralmente não cobre itens que não foram embalados por profissionais. Sabemos que a embalagem tipo faça-você-mesmo é mais barata e entendemos que a mudança para o exterior já é bastante onerosa, mas coloque-se no lugar da equipe de mudança. Você gostaria de ser responsável pelo erro de outra pessoa? Além disso, existem outros métodos de redução de custos no caso de você precisar fazer a mudança com um orçamento apertado. Seus profissionais de mudança querem que você tenha a melhor experiência de realocação sem complicações. Eles passam por treinamento extensivo, de modo a aperfeiçoar diferentes técnicas de embalagem. Eles sabem como empacotar tudo, desde minúsculos pratos de vidro até móveis volumosos. Então, por que não minimizar o riscos de dano durante a embalagem e o envio?

Tipos de seguro para mudanças internacionais

Boas empresas de mudanças internacionais no Brasil apresentarão a você diferentes formas de cobertura de seguro para escolher. Você sabe que deve escolher um, mas qual? Aquele que se adapta melhor às suas necessidades e ao seu orçamento, é claro. Estes são os tipos mais comuns de seguros de mudanças internacionais:

Responsabilidade legal – o nível básico

Este é um seguro básico que deve ser incluído na sua cotação de mudança. A principal falha deste tipo de seguro de mudança é que não cobre danos parciais. A menos que algo seja totalmente destruído, o seguro não vai indenizá-lo. A companhia marítima é responsável por um valor base dos itens que é determinado por pacote. O que é considerado um “pacote” depende da empresa. A responsabilidade por embarque aéreo varia mais, pois é baseado no peso.

Cobertura de perda total

No caso de tragédia (dano completo, perda), seu seguro vai cobrir tudo. Danos parciais geralmente não são cobertos. Outra desvantagem é que é necessária uma declaração detalhada do valor de seus pertences, o que não é o processo muito simples. O custo varia de 1% a 5% sobre o valor declarado dos itens.

Cobertura de todos os riscos

Este tipo de seguro é recomendado quando você se desloca para o exterior já que cobre danos e perda de itens individuais. Isso geralmente significa danos causados ​​por incêndio, água, roubo, armazenamento inadequado e falha na entrega. Algumas dessas situações podem ser culpa da empresa. A desvantagem é o preço – é mais caro do que os dois anteriores.

Dois bombeiros extinguindo um incêndio enorme

O seguro para mudanças internacionais de todos os riscos cobre tudo, tanto a perda parcial quanto a perda total.

Seguro de terceiros

Se a empresa de mudança escolhida não fornecer o tipo de seguro desejado ou se você desejar obter taxas melhores, poderá encontrar seu próprio seguro de terceiros. Na verdade, a maioria das pessoas que mudam obtem seguros de empresas terceirizadas. Sinta-se à vontade para comparar termos, taxas e limites de cobertura antes de tomar uma decisão.

Seguro adicional

Esta é uma boa escolha se seus itens incluem muitos aparelhos domésticos ou mobília. Há várias ofertas que você pode adicionar ao seu pacote de seguro.

  • Pares e conjuntos – para todos os itens que vêm em conjuntos ou pares. Tais conjuntos podem perder valor se apenas um item for danificado. A empresa de mudança deve substituir todo o conjunto se um item for quebrado em trânsito.
  • Disfunção elétrico e mecânico – para eletrônica. A companhia de mudança deve pagar pelos reparos ou substituir os eletrônicos danificados.
  • Mofo e bolor – para móveis e roupas. A empresa de mudança deve substituir os móveis se forem danificados por mofo ou bolor.

Seguro de proprietário

Não pressuponha que você pode fazer uso deste tipo de seguro. É muito improvável que a apólice de seguro de proprietário cubra os danos causados ​​durante a mudança internacional. Tais apólices geralmente limitam ou excluem danos durante o trânsito ou quando os seus posses se encontram longe de sua casa. Qualquer dano fora do país normalmente não é coberto. Por isso, será melhor escolher um seguro para mudanças internacionais.