Prepare suas crianças para a mudança internacional
As crianças podem ser adoráveis e muito brincalhonas. Mas também fazer birra e ficarem contrariadas. Ainda mais quando se trata de uma mudança, que pode ser traumática até para adultos. E se a mudança é internacional para o Brasil ou saindo do Brasil, há alguns cuidados que os pais devem tomar. Antes mesmo de se mudar, voce tem que prepare suas crianças para a mudança internacional. São eles:
Pense na idade
Pensar na idade pode parecer um conselho óbvio. Mas é extremamente importa mesmo assim. Dependendo de seu momento, ela vai reagir diferente e pensar diferente em relação a esse período de mudança. Se eles forem bebês, ainda não falam e compreender o que está acontecendo, não há muito o que pensar. A ignorância pode ser uma benção e nesse caso, não é necessário ter conversas sobre mudar de escola ou como será a nova cidade ou país.
Envolva suas crianças o máximo possível
Elas vão entender o que está acontecendo e quanto antes, melhor. A mudança vai ser grande, mesmo com a ajuda de nossa empresa de mudanças internacionais no Brazil. Cabe a você explicar que a mudança será para melhor e não pior. Se elas tiverem mais idade, vão ser maduras o suficiente para entender que suas vidas vão se transformar e isso pode trazer um sentimento negativo. Caso isso aconteça, você deve fazer o seguinte:
- Diga a elas que muitas portas novas vão se abrir e isso pode trazer muita diversão e bons momentos;
- Caso elas sejam mais velhas, insista no fato que o mundo está conectado e as redes sociais podem encurtar a distância para velhos amigos.;
- Encoraje elas a explorar sua curiosidade – com certeza elas vão querer explorar esse desconhecido e serem bem-sucedidos nisso;
- E também apresente as novas opções – a nova cidade pode trazer, por exemplo, maiores opções de entretenimento. Só não faça promessas que não pode cumprir!
Prepare suas crianças para a mudança internacional
E garanta que você está dando autonomia para elas para escolher objetos na nova casa, por exemplo. Você pode fazer ela selecionar os brinquedos que quer levar ou até o que comprar para o seu quarto novo. Abrir mão de coisas pode doer em uma mudança, mas é também uma valiosa lição.
Falando de forma mais geral, quanto mais nova for a criança, a mudança será menos traumática para ele ou ela. Já que as amizades não são tão profundas e as lembranças não serão tão marcantes. Por isso é interessante fazer do processo o menos traumático possível, dando atribuições para a criança para ela não ficar pensando no que pode perder.
Ao preparar a criança para a mudança internacional, pense no timing
Isso é o mais importante devido ao desenvolvimento da criança. Já dissemos acima que quanto mais nova, normalmente é mais fácil esse processo. Isso se deve ao fato que a ligação aos objetos e até pessoas é menor. Claro que a maior ligação é com os pais e estes estarão juntos neste processo.
Mas o curioso aqui é que uma criança mais velha, beirando ou já na adolescência, vai poder aproveitar esse novo ambiente muito melhor. A razão para isso é sua capacidade cognitiva muito mais desenvolvida. Em outras palavras, elas vão poder absorver e interpretar as informações com maior eficácia e aprender assim a gostar do novo lugar com maior intensidade. O sentido de aventura também pode criar uma empolgação, especialmente se for para um lugar completamente diferente do antigo.
Por exemplo, se você está se mudando de um lugar mais frio, como a Europa, para o Brasil, o começo pode ser estranho. Mas com paciência, o clima, os novos costumes e a cultura local podem te fazer virar um apaixonado pelo seu novo país. É bastante comum que após o período de adaptação as crianças comecem a se acostumar e achar seu espaço nesse novo lugar.
Faça uma boa pesquisa sobre seu destino
Alguns destinos podem trazer grandes vantagens. Por exemplo, uma cidade de praia como o Rio de Janeiro, Salvador, Recife, podem criar novos momentos familiares incríveis, assim como diversão para as crianças independente da idade e até da presença dos pais. Claro, sempre pensando na segurança.
Já uma cidade como São Paulo pode trazer toda a empolgação de uma metrópole e suas diferentes culturas e gostos variando de bairro para bairro. Isso também pode ser muito fascinante.
Já se a mudança for para fora do Brasil, a diferença de costumes e cultura pode trazer uma bagagem importantíssima para carregar na vida adulta. Um idioma aprendido a mais, poder fazer a faculdade ou estudar em uma escola estrangeira, conhecer novas cidades, enfim, benefícios não faltam.
Sempre enfatize os pontos positivos
Deixar a sua casa e cidade antigas é uma chatice, independente se for para melhor ou para um lugar de destino maravilhoso. E para as crianças isso pode gerar sentimentos mais extremos como raiva e frustração com os pais.
Cabe a você como pai ou mãe saber navegar nessa situação, por exemplo, destacando os pontos positivos nos novos lugares. E sem abrir mão de sua autoridade e maior conhecimento, deixar eles decidirem algumas coisas e ter uma mão no processo de mudança. Assim você gera maior conforto e menos traumas no novo ambiente.
A logística é um pequeno passo porém. O principal é preparar as crianças para a mudança internacional no lado psicológico, sempre apontando que é para o melhor, mesmo que não pareça isso a curto prazo. Faça eles entenderem que a vida não é fácil e sempre existirão sacrifícios e dificuldades. E a forma como agir perante eles é determinante na vida, seja nos tempos de criança ou quando adulto.