Update Alemanha
Pensa em se mudar para a Alemanha? Trazemos algumas atualizações da situação do país nesse momento de pandemia para você se programar.
A Alemanha é um dos países mais desenvolvidos do mundo, que proporciona qualidade de vida abundante, um sistema de saúde eficaz e oferece um ensino reconhecido mundialmente por sua excelência que é inclusive gratuito na maioria das universidades públicas. Seja por motivo de trabalho, estudo ou até mesmo para quem busca uma mudança de vida, é um país que oferece muitas oportunidades. As barreiras mais comuns encontradas pelos brasileiros são a dificuldade com o idioma, embora seja perfeitamente possível morar no país germânico sem dominar a língua; e o clima, que costuma ser bem frio no auge do inverno. Os primeiros meses podem ser bem desafiadores mas, a experiência vale a pena. Não só pela troca cultural que é extremamente rica, mas também pela valorização de mão-de-obra qualificada e a oportunidade de ver e viver em um sistema inspirador para quem vive atualmente no Brasil.
Durante a pandemia da Covid-19, a Alemanha começou sendo um exemplo para os demais países, se saindo relativamente bem na primeira onda e até conseguindo conter bem o início da segunda. Porém, devido a uma série de fatores como a mistura de medidas muito brandas, e até por uma falsa sensação de segurança, houve uma demora em reagir quando o vírus voltou a dar sinais de alastramento. Isso abalou o modelo de prevenção implantado por governos locais, mesmo sob apelo da Chanceler do país Angela Merkel. Assim, os números cresceram de forma exponencial.
Com isso, no final de abril deste ano, o governo alemão impôs um bloqueio mais rígido por algumas semanas: fechou ao público bares, restaurantes, instalações esportivas e de entretenimento; estabeleceu toque de recolher das 21h às 5h e proibiu a venda e consumo de álcool em áreas públicas.<
Apesar de não ser um decreto obrigatório, recomendou-se que os funcionários das empresas trabalhassem de casa, o que contribuiu para diminuir um pouco a circulação de pessoas nas ruas.
Em paralelo a tudo isso, as vacinações ganharam velocidade e, até o atual momento, metade da população já recebeu pelo menos uma dose da vacina e um terço já recebeu a vacinação completa.
Hoje, como resultado dessa última restrição e do aumento do número de pessoas vacinadas, a incidência de contaminação pelo vírus vem finalmente diminuindo. O bloqueio continua, mas já com uma maior flexibilidade, e todos os protocolos de higiene continuam sendo rigorosamente mantidos.
De qualquer forma, os regulamentos e restrições mudam tão rapidamente, que enquanto você lê esse texto, provavelmente algo já está diferente. No site do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha você encontra as informações atualizadas, incluindo restrições de entrada no país, testes e regulamentos de quarentena ao chegar, entre outros. Ah, e elas estão disponíveis não só em alemão, como em português, inglês, francês, espanhol, árabe e russo. Site: https://www.auswaertiges-amt.de/de/
Acabamos de entrar no verão europeu, quando a atmosfera da Alemanha fica ainda mais agradável. Além de ser um ótimo momento para começar uma nova vida no país germânico, é uma época favorável para a energia produtiva. Que essa estação ajude a todos a compensarem algumas das perdas que a pandemia os fez enfrentar.
Deseja mais informações?