Como se organizar ao mudar de casa
Para ser honesto, mudar de casa é muito difícil. É uma das tarefas mais desafiadoras na vida. A razão para isso é que tem muito a se fazer e planejar e pouco tempo para isso. Entretanto, há uma solução para todo desafio e o mesmo se aplica à mudanças de casa. Uma opção é contratar especialistas em mudanças internacionais no Brasil e deixar eles cuidarem de tudo. A outra seria fazer por conta própria e se esse for o caso, você precisa de conselhos profissionais. Há algumas coisas que você pode fazer para se organizar ao mudar de casa. São eles:
Encontre uma boa empresa de mudanças
Caso você ache que empresas de mudança de longa distância no Brasil são difíceis de achar atualmente, você está muito errado. Na verdade elas estão no mercado e você precisa procurar de forma certeira. Você pode se organizar ao mudar de casa selecionando uma boa e confiável empresa de mudança, evitando as bandeiras vermelhas que indicam quando a companhia é ruim. São elas:
- A empresa não tem presença na internet;
- A empresa não tem um registro oficial;
- A empresa de mudanças tem muitos processos contra ela;
- A empresa tem avaliações horríveis em sites como Reclame Aqui
Uma boa empresa de mudanças pode te ajudar a poupar dinheiro e tempo, coisas muito valiosas sempre. Para os profissionais, fazer uma mudança é um processo claro e simples, caso eles sejam de confiança. E assim tudo fica mais fácil para você se organizar ao mudar de casa.
Mantenha – se organizar ao mudar de casa por conta própria
Pode parecer uma má ideia e até perigoso, especialmente se você não gosta de dirigir grandes distâncias (sinceramente, quem gosta?). Mas se você acha que pode cuidar de tudo sozinho, você pode alugar um caminhão. Algumas empresas oferecem um preço fechado, enquanto outras oferecem um valor por quilômetro.
Caso sua mudança seja para um lugar próximo, é melhor o valor por quilômetro. Mas caso você vá cruzar o país, ou até mudar de país, é melhor escolher um preço fechado. Aí vale saber se essa empresa de locação tem sede em outro país ou parceria com uma empresa estrangeira. Isso vai fazer você poupar dinheiro e gasolina!
Encontre o material para empacotar
Não há mudança sem caixas de papelão e outros materiais para empacotar. Isso significa que pode valer a pena uma visita ao supermercado. Pergunte a um empregado onde o caminhão de suprimentos chega e se há caixas sobrando. Ou então vá direto no supervisor com essa pergunta. As caixas podem vir em todos os tamanhos e isso é bom, pegue elas.
Tenha cuidado com seus pertences
É claro que isso parece algo óbvio, mas quando chegar o dia de começar a mudança, você precisa saber o que está nas caixas e ter muito cuidado com tudo. Considerando que todas as caixas parecem iguais, você precisa criar uma diferenciação. Escrever “roupas” e “livros” em cada caixa já vai ajudar você ou a empresa de mudança residenciais no Brasil (caso você contrate uma) para identificar o que irá no caminhão e depois na casa. Claro que também existirão os objetos frágeis: seus quadros, porcelanas, suas fotos. Você vai precisar ter muito cuidado, então pense em usar jornais, plástico-bolha e roupas velhas para embalar tudo isso.
Peça a ajuda de alguns amigos
A experiência de mudar nunca vai ser 100% prazerosa, já que há muito trabalho envolvido e coisas a pensar. E fazer tudo sozinho é uma tremenda dor de cabeça. Caso você opte por poupar dinheiro e não contratar uma empresa, chame alguns amigos. Eles podem te ajudar nesse momento mais complicado e deixar tudo melhor, além de dar uma mão nesse trabalho todo. Não se esqueça de retribuir o favor!
Etiquete as caixas – isso vai ajudar se organizar ao mudar de casa
Tem muita coisa que pode dar errado em uma mudança. Então é melhor não dar chances para o azar. Uma coisa que já falamos, mas vale a pena destacar é a importância de etiquetar as caixas. E não só com os objetos que estão dentro dela, mas também onde irão na nova casa. Então mande ver nos rótulos “sala de estar”, “quarto das crianças”, “cozinha” nas caixas.
Você verá que isso vai poupar muito tempo. E melhor: não ajuda só no momento de desempacotar, mas também de saber o que abrir primeiro. E o que pode ficar na caixa por alguns dias para você não se matar de trabalhar no primeiro dia.
Não perca a cabeça com as tarefas a fazer na realocação
Pronto, você chegou na sua nova casa, abriu a porta e começou a colocar as caixas para dentro. Mas ainda falta desempacotar tudo. Você olha para tudo que levou para o novo lugar e começa a se sentir mal só de pensar no trabalho. Chorar e reclamar não vai ajudar na situação. Então você precisa partir para o trabalho e mais importante, manter a cabeça limpa para se organizar ao mudar de casa. O mais importante é ter um método:
- Decida o que desempacotar antes: sala de jantar, sala de estar, quartos ou garagem?
- Pegue todas as caixas etiquetadas com seu destino e coloque no cômodo certo;
- Depois disso, comece a desempacotar no cômodo que você escolheu;
- Livre-se do mais pesado primeiro: caso você esteja na cozinha, a geladeira é o importante. Caso seja o quarto, pense na cama;
- Não tenha medo de arrumar e desarrumar: ou então montar e desmontar. Algumas prateleiras e móveis são difíceis de carregar, mas desmontados podem ser muito fáceis. Se você optou por fazer sozinho, o jeito é desmontar algumas coisas..
Pense positivo sobre a aventura de se mudar
Eu sei que mudar parece um empurrão para a depressão. Mas ao invés de focar nos contatos que você vai se afastar e no trabalho que dá, pense nas oportunidades que podem surgir. Seja um trabalho ótimo, uma cidade mais segura, mais espaço para crescer, melhor vida social. O que importa aqui é estar ciente que tudo tem seus pontos positivos e negativos. Foque no que pode ser bom daqui para a frente!